O que é Fotografia de Produtos? Por que investir?

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Fotografia de produtos demonstram para clientes e consumidores as principais características de produtos oferecidos por determinada empresa.

Boa Fotografia de Produtos reproduzem com fidelidade as texturas, cores e formas de cada item.

Imagens bem trabalhadas trazem resultados superiores, especialmente no mercado virtual, que é de fato nossa “praia”.

Produtos mostrados em seus mínimos detalhes possuem mais chances de serem vendidos em uma loja online.

Nas vendas pela internet a Fotografia de Produtos faz o papel da vitrine para os seus produtos.

É a partir das imagens que o cliente vai conhecer em detalhes o item anunciado, já que ele não pode tê-lo em mãos.

Em alguns casos a Fotografia de Produtos também serve para apresentar de forma simples e intuitiva como é o uso prático do produto.

Assim como textos e descrições, as Fotos de Produtos também são revisadas pelos marketplaces.

A avaliação leva em conta principalmente aspectos técnicos, para garantir uma qualidade mínima da imagem.

Um grande diferencial para ter um site atraente significa ter uma fotografia de alta qualidade.

Hoje, a maioria das câmeras podem tirar boas fotos, independente do modelo.

Mas se não tem experiência neste ramo, recomenda-se a contratação de um fotógrafo profissional para auxiliar tanto no planejamento, produção, edição e publicação.

É preciso, antes de tudo, conhecer as funções de sua máquina fotográfica e saber controlar a luz, o foco e a velocidade do clique, para não obter resultados pífios.

É preciso se colocar no lugar do público alvo daquele produto que está sendo fotografado. Como você gostaria de vê-lo? Que ângulo o atrai? Que cores são relevante e etc.

Nossa ampla experiência em Fotografia de Produtos nos faz termos uma visão sistêmica do funcionamento das melhores técnicas para obtenção de resultados consistentes.

Por que sua empresa deve se preocupar com Fotografia de Produtos?

As vendas através de e-commerce aumentam a cada ano que passa. Veja alguns números de 2017:

Somente no Brasil, 25,5 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual no primeiro semestre de 2017, representando um aumento de 10,3% se comparado ao ano de 2016.

O Mobile Commerce (vendas online feitas por dispositivos móveis) continua apresentando índices de crescimento acima do mercado.

Segundo o mesmo relatório do Ebit, o crescimento do Mobile Commerce em 2017 foi de 35,9%, representando 24,6% de todas as transações online realizadas no ano.

Para 2020 os números prometem subir e elevar em muito os negócios envolvendo o e-commerce.

Para estes oportunidades, sua empresa precisa estar preparado.

Isso se inicia-se pela sua vitrine, tanto física como virtual. Neste contexto é que sua empresa deve se preocupar com as fotos de produtos bem feitas e publicadas.

Por curiosidade, pode visitar os maiores Websites de vendas do Brasil e do mundo para ter uma ideia do esmero que se precisa ter em uma Foto de Produto.

No segmento, a concorrência só aumenta, e é cada vez mais complicado se diferenciar dos rivais.

Nesse cenário, o aspecto visual pode ser determinante, e apresentar boas Fotos de Produtos podem fazer a diferença entre a compra e a migração para o site concorrente.

Para o fotógrafo Matt Reed, da Perth Product Photography, especialista em fotos de produtos, os consumidores possuem altas expectativas quanto aos produtos, especialmente os vendidos em e-commerce, em função do fácil acesso a essas ferramentas.

Isso significa que boas fotos podem ser decisivas para passar uma imagem de credibilidade ao cliente.

“Normalmente as pessoas vão associar uma foto de alta qualidade a um produto de alta qualidade, e o contrário certamente irá acontecer também”, alerta Reed.

Resumindo o que disse Reed: Não vá “queimar o filme” de seus produtos e da sua empresa com Fotos de Produtos medíocres!

Coloque gente competente para fazer isso.

Conclusão

O mercado de vendas pela Internet é uma realidade que não se pode negar. Seu crescimento é exponencial.

Apenas quem estiver preparado para ele e sua acirrada concorrência. É um trabalho de Hércules sobreviver a um cenário tão agressivo. É coisa para os fortes com sangue frio.

Fotos de Produtos bem produzidas são o mínimo dos requisitos para participar deste mega mercado mundial, mesmo que o alcance de sua empresa seja regional.

Para produzir boas fotos de um produto, você deve estar atento a aspectos tanto técnicos de fotografia quanto a questões específicas da venda através do e-commerce.

Mostrar o produto no ângulo correto pode engrandecer e capacitar qualquer item, mesmo que ele seja pequeno.

A iluminação é outro aspecto determinante para obtenção de boas fotos. Ela ajuda a dar forma ao produto, além de mostrar texturas e detalhes importantes.

A produção em estúdio pode fazer a diferença nesses casos.
Além disso, o contexto também é importante, dependendo do produto. Conforme o item, uma foto demonstrando seu uso pode ser válida, para explicar o funcionamento para o consumidor.

As pessoas precisam se sentir confiantes quanto ao produto que estão comprando. Passar essa credibilidade também depende da fotografia.

Geralmente, quando se fala em e-commerce, descrições detalhadas do produto ajudam a sanar as principais dúvidas do consumidor.

Mas se as fotos puderem colaborar com isso, ótimo. Se você estiver vendendo um produto elétrico, mostre a parte de trás, para que as pessoas vejam as conexões.

Se você vende roupas de alta qualidade, tenha imagens que mostram os pequenos detalhes, como forro, botões e bolsos internos. Uma boa foto deixa todas as perguntas respondidas.

Como para haver sucesso nesta empreitada, não deixe de separar no orçamento de sua empresa, recursos para a contratação de um profissional competente para estas fotos.